Sobre o SAAE
Antes da criação do SAAE o abastecimento de água era de responsabilidade da Prefeitura e a água era proveniente de uma cisterna, posteriormente em 1949 foram perfurados os dois primeiros poços artesianos da cidade, que estão em operação até os dias atuais.
           
O SAAE de Lagoa da Prata foi criado pela Lei Municipal nº 363 de 16 de outubro de 1967, mediante contrato assinado pelo então Prefeito Municipal, Sr. Fausto Resende de Oliveira e a Fundação SESP.

Para iniciar os trabalhos de captação de água, a Prefeitura e a Fundação SESP celebraram um convênio com BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, um convênio no qual o banco concedeu um empréstimo ao SAAE no valor de $65,000.00 (sessenta e cinco mil dólares) com pagamento em 32 parcelas semestrais (16 anos) e a União teria que repassar ao município 50% do valor do empréstimo, como contrapartida nacional.

Com estes recursos, foi construída a casa de bombas do centro, aquisição de dois compressores para a retirada da água dos poços, conjuntos de bombas de recalque, rede adutora de 200mm da casa de bombas do centro até o reservatório de 50 m³ já existente, construção de um novo reservatório elevado de 227 m³ em concreto, rede de distribuição e ramais de ligação. Na rua Rio Grande do Sul, 882 foi construída a casa de bombas, aquisição de um compressor, conjuntos moto-bomba elevatório, adutora de 200mm até a rua Pará, onde também foi construído um reservatório apoiado de 200m³. Foi construída também a rede de distribuição e ramais de ligação.

Com a criação do SAAE e os novos investimentos aplicados no sistema de captação e distribuição, deu a população condição de receber uma água tratada em quantidade e qualidade, iniciando a partir daí o tratamento pela cloração e o controle era feito no laboratório de Itaúna.

A tarifa de água foi realinhada, para cobrir despesas de operação e manutenção do sistema, gerando no início, várias reclamações de parte dos consumidores que não pagavam a água, antes fornecida pela prefeitura, com volume tão reduzido que obrigavam a população a utilizarem cisternas, mas foram aos poucos se conscientizando pelo fato de terem água tratada, com controle de qualidade em suas torneiras 24 horas/dia.

Hoje o SAAE conta com 100% de atendimento à população com abastecimento de água e esgoto, são 18.180 ligações de água, 17.980 ligações de esgoto e 18 poços artesianos em funcionamento.

Temos um laboratório novo e moderno onde são feitas as análises de controle de qualidade da água.

A E.T.E. (Estação de Tratamento de Esgoto) do município está em pleno funcionamento e irá tratar 100% do esgoto coletado melhorando a qualidade de vida da população e do meio ambiente.
Também foi inaugurada a escada de peixes da Lagoa Verde que possibilita a subida de peixes para a desova, no período da piracema.
Voltar
Serviço Autônomo de Água e Esgoto
Rua Ângelo Perillo, nº 15, Centro - Lagoa da Prata-MG - CEP: 35590-000
CNPJ: 18.423.582/0001-84 - Inscrição Estadual: Isento
PABX: (37) 3261-3400 | 0800-283-3340 | 195 | 115
Ir para o Topo
iSoluçõesWEB - Desenvolvimento de Websites